Minha Claro Residencial (antigo minha NET) foi um projeto em que tive muito orgulho em participar estive cercados de ótimos profissionais e ao final do desenvolvimento, colhemos os frutos de todo o estudo, pesquisa e validação envolvido na concepção do produto. Logo no primeiro mês do aplicativo publicado saltamos de 3% de avaliações positivas para mais de 20% de avaliações positivas e aumentamos a nota 1.9 da App Store para 3.8 (atualmente).
Quase todo o projeto foi feito como Minha NET, outro grande desafio para o time, que teve pouco mais de um mês para converter todas as interfaces do tradicional azul utilizado na NET para o Vermelho vivo da Claro (por isso alguns trabalhos vão ter telas da Minha NET).
Com o sucesso do App Minha Claro Residencial o time de design da dextra foi ganhando cada vez mais espaço, atuando em demandas de outros plataformas da Claro como o Site Minha Claro Residencial (que tinha muita sinergia com o próprio aplicativo) e o App minha Claro móvel (este já não estava no projeto quando o time começou a atuar).
Time
Falando especificamente do time de design do Minha Claro Residência, começamos o projeto com três designers (dois UX Designers e um UI Designers) e ao final da entrega da primeira versão do aplicativo estávamos em sete designers (três UX Designers, quatro UI Designers).
Os papeis eram bem divididos, cabendo aos UX Designers todo o entendimento e discovery das demandas, chegando até o wireflow da solução para passar para o UI que faria de fato as interfaces, garantindo a padronização e manutenção/uso dos componentes do Design System da Claro (juntamente com a Meiuca, consultoria contratada pela claro para desenvolver o Design System da Claro).
Antes de passar para a próxima demanda, os UX Designers preparavam e aplicavam testes de usabilidade das telas para que fossem validadas ou passassem por melhorias. Testamos praticamente o app inteiro antes de coda-lo, pouquíssimas telas não foram testadas, por motivos de seguirem padrões de uso já validados ou por serem fluxos altamente difundidos e usados por todos os players.

Dentre todas as entregas feitas no projeto destaquei algumas que demonstram o trabalho executado.
Design Reviews
Todo fim de sprint do time de design fazíamos uma reunião chamada de Design Review onde apresentávamos o progresso do time e as interfaces geradas para a Diretoria e Gerencia da Claro que estavam a frente do projeto de refatoração do App.
Logo nas primeiras entrega vimos que faltavam argumentos para ganhar dos grandes cargos presentes na reunião e acabávamos sempre voltando da reunião com um monte de alteração baseadas em achismos e preferências pessoais.
Para resolver o problema resolvemos testar todas as interfaces geradas pelo time, em busca de entender o que funcionava melhor e levar não só telas, mas sim garantias de que nossas soluções funcionavam com usuários reais (por ser um produto de grande massa, conseguíamos testers dos mais variados perfis muito facilmente)
Depois de adotarmos essa postura o board começou a confiar muito mais em nosso trabalho e enxergar que mudanças na interface poderiam acarretar perda na experiência que já havíamos validado, evitando assim com que a reunião fosse interminável e improdutiva e que o time entrassem em loopings de refatoração de telas sem fim.
Para maior velocidade de execução e compilação dos teste começamos a adotar ferramentas automatizadas como o Optimal Workshop e o Maze. A baixo segue trechos das apresentações de testes de usabilidade que executamos no Menu principal, na época ainda no App Minha Net.



Promessa de pagamento
O objetivo da demanda de Promessa de pagamento era permitir que o usuário religasse seus serviços, que se encontravam reduzidos ou cortados, mediante a uma promessa de pagamento, que já teria acontecido ou que iria acontecer em até 2 dias úteis.
Como a maioria das demandas da Claro dependia do trabalho integrado de diversas áreas que detinham cada uma, uma parte das informações ou processos que permitiam a conclusão das demandas, foi desenvolvido previamente um service blue print para entender a jornada do usuário, as interações com o sistema e os serviços necessários para que fosse executado a promessa de pagamento.

Em seguida ao entendimento da demanda através do service blue print, parti para o desenvolvimento de um wireflow para descrever para o UI todos os locais e mensagens que teríamos por todo o fluxo de navegação da feature
Mudança de endereço
A Claro desejava fornecer uma maneira do cliente solicitar a mudança de endereço por meios digitais, a princípio foi nos solicitados a interface web, mas conforme evoluíram as conversa também portamos a mesma interface para o formato mobile.
Para garantir que todos os processos e serviços necessários para a solução estivessem disponíveis montei um um service blue print com os times técnicos em busca de todos os pontos de contato do usuário com a plataforma, bem como todos os pontos da interface com serviços
Após a montagem do Service blue print foi desenvolvido um fluxo de negócio, desta maneira conseguíamos dar uma vazão maior nas entregas do time de UX e não corríamos o risco de enviesar a visão do UI com wireframes que poderiam não ser a melhor forma de resolver o problema na interface.